-
Arquitetos: Ruschel Arquitetura e Urbanismo
- Área: 845 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Lio Simas
-
Fabricantes: Ana Lubi Cortinas, Archicad, Bontempo, Casa a casa , Esquadrias Lohn/VEKA, Jader Almeida, Lumion, Moradaeco, NATUZZI, Palimanan, Pedras Kátia, Piscina STEINFIBER, Portobello, Saccaro, VEKA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Próxima ao mar, na praia de Jurerê Internacional, a residência destaca-se do entorno por sua expressão plástica. Sua volumetria, marcada pelo contraste entre a leveza atribuída pelos panos de vidro e as pérgolas que emolduram a casa, contrapõe-se à massa do elemento que compõe um “C” em balanço, criando um equilibrado jogo de volumes.
O partido arquitetônico tem como premissa um eixo principal conectando frente/ fundos, que organiza setores funcionais (cozinha, escadas, lavabo) de um lado e, na seção contrária, a área social (estar, lounge da piscina e de fundos), reservando o pavimento superior para a área privativa da casa. Destacam-se no projeto, além da sensação de amplitude permitida pela integração espaço-visual, a elevação da residência em relação ao nível da rua para melhor aproveitamento da vista, ao mesmo tempo em que proporciona privacidade aos moradores.
A área de lazer com a piscina em destaque e a abertura total das esquadrias possibilitam uma agradável e fluida relação interior-exterior. A materialidade (madeira, pedras naturais e vidro) e o paisagismo tropical favorecem a sensação de aconchego e proximidade com a natureza do ambiente inserido – a linda praia de SC. O projeto de interiores da sala de estar desta residência, na praia de Jurerê Internacional, foi concebido como um espaço descontraído e elegante em harmonia com a arquitetura, que explora a integração dos ambientes, conexão do interior com o exterior, transparência, além do pé direito duplo que privilegia a sala de estar como principal ambiente de convívio da casa.
O mobiliário proposto, com peças de design, enfatiza o conforto e a flexibilidade no uso, estimulando a conexão do espaço de estar com os ambientes adjacentes: sala de tv, jantar e áreas de lazer. O uso de materiais como o linho, a madeira clara e as pedras naturais, além das suaves nuances de cores na decoração, complementam a arquitetura e dialogam com a transparência e a tropicalidade do entorno.
O uso de objetos de arte e design, como a “rede de pesca” confeccionada manualmente e em materiais naturais, criam pontos de destaque visual que reforçam sua arquitetura e trazem a personalidade dos moradores como síntese da identidade do projeto.